O treinador do Palmeiras Abel Ferreira usou a coletivas de imprensa após a derrota para o Atlhetico Paranaense para fazer duras críticas a CBF, mesmo que indiretamente. Após ser questionado sobre a possível paralisação do campeonato brasileiro, o Português disparou:
‘’ minha função não é tomar decisões, quem precisar de Ajuda fale com a Conmenbol, pois a Comenbol pelo menos toma decisões, não passa a responsabilidade a ninguém, quem tem cargos, como eu tenho, precisa tomar decisões, sejam elas boas ou más tem que as tomar ‘’.
Claramente, foi uma indireta (bem direta) para a CBF, que não tem uma posição consistente em relação a paralização ou não do campeonato brasileiro e constantemente abre diálogo com os clubes e presidentes, quando na verdade a decisão precisa ser tomada pela entidade máxima do futebol no país.
JOGOS FORA DE SEU ESTÁDIO
Outro fato que vem incomodando o multi campeão treinador português a um bom tempo, é o fato de não ter a disposição, em várias ocasiões, a arena alviverde Allianz Parque.
Por conta de um contrato um tanto quanto controverso, firmado por gestões passadas com a Incorporadora Wtorre, faz com que o Alviverde impotente seja obrigado a mandar jogos fora de seus domínios e isso vem causando desconforto a Abel Ferreira, que considera que seus comandados baixam o rendimento dentro de campo cada vez que joga na Arena Barueri (onde o Palmeiras manda a maioria dos jogos quando o Allianz não está disponível).
‘’ Se não jogarmos no Allianz, não cobrem para sermos campeões’’ dispara o treinador português após derrota”. E continua…
“Me deixa muito triste não jogar em nossa casa. Não é justo. O Allianz é para jogar futebol, e o Palmeiras não conseguir jogar em seu estádio. Não é justo. Não tenho nada contra Barueri. Quero jogar no Allianz Parque. Nossa torcida nos dá 30% das vitórias em casa. O problema é como que o Palmeiras, que luta para títulos, tem um estádio e é impedido ou não pode jogar. Já ganhamos e perdemos aqui, mas os títulos ganhamos na nossa casa”.
Vale ressaltar que a partida do último domingo, foi a segunda vez que o Palmeiras jogou pelo campeonato brasileiro, na arena Barueri. Coincidência ou não, nas duas ocasiões o time comando por Abel Ferreira saiu derrotado, a primeira contra o time Gaúcho Internacional e agora mais recentemente contra o Atlético Paranaense.
Com a Derrota na última rodada o atual campeão da competição segue com 8 pontos em seis jogos disputados e ocupa a nona posição no campeonato brasileiro.
O próximo compromisso alviverde na competição é em Criciúma, no Estádio Heriberto Hülse, onde enfrenta o time da casa no próximo domingo dia 19, às 11 horas da manhã.
DESFALQUES
O verdão terá várias baixas consideráveis para o confronto, além da suspenção de Abel Ferreira pelo terceiro cartão amarelo, também desfalcarão o time Endrick, Flaco Lopes e Maike, suspensos pelo mesmo motivo. Os desfalques seguem também no banco de reservas onde dois auxiliares também cumprirão suspensão no jogo contra o Criciúma.
Com os desfalques, Marcos Rocha deverá ser o substituto natural de Maike na lateral direita, já no ataque Rony, Estevão, Lázaro e Caio Paulista disputam vaga para ficar entre os titulares.
LIBERTADORES
Antes do compromisso pela competição nacional, o verdão recebe o Independente del Valle no Allianz Parque na próxima quarta-feira dia 15, pela quinta rodada da fase de grupos da libertadores. Um simples empate garante o verdão na próxima fase da competição continental.
Os comandados de Abel Ferreira ocupam a primeira colocação do Grupo F, com 10 postos em quatro jogos, seguido por Independente del Valle com 4 pontos em quatro jogos, San Lorenzo também com 4 postos em quatro jogos e o lanterna do grupo por critério de desempate Liverpool do Uruguai com 4 postos em quatro jogos.