Cássio, goleiro do Corinthians se despede do clube após 12 anos vestindo a camisa do timão.
Nos últimos dias o goleiro e seu empresário comunicaram ao Corinthians o desejo do atleta de deixar o clube paulista.
O presidente da instituição Augusto Melo até tentou mudar sua decisão, porém sem sucesso.
O mandatário corintiano chegou a oferecer uma prorrogação de contrato até 2026, mas nem isso o seduziu. Cássio mencionou que a intenção de sair não tem relação com as questões financeiras e nem contratuais.
Nas últimas rodadas o goleiro corintiano vinha demostrando esgotamento. Depois de cometer algumas falhas e ser duramente criticado por boa parte da torcida, o arqueiro fez um forte desabafo publicamente:
DESABAFOU
“Ultimamente tem sobrado tudo pra mim. Tudo é culpa do Cássio, uma coisa está errada, o time não ganha e a culpa é do Cássio, o time não faz gol e a culpa é do Cássio”.
“Antes que achem algo, não me acho maior do que o Corinthians ou que sou intocável ou melhor do que alguém. Tudo sobra pra mim e é difícil. As pessoas têm todo direito de criticar, muito, mas é melhor eu procurar outro lugar quando estiver atrapalhando’’.
Tal declaração já deu indício de uma eminente saída do ídolo corintiano e tamanha especulação foi confirmada.
A trajetória do icônico goleiro se encerrou neste sábado dia 18, quando em coletiva de imprensa se despediu da torcida, em sua última coletiva de imprensa como jogador do Corinthians, pondo fim em uma trajetória de sucesso com a camisa do time do povo.
Mesmo perdendo posição de titular nos últimos jogos, o goleiro afirma que esse não foi o motivo de sua saída, o arqueiro enfatizou que em outras oportunidades também já ficou no banco de reservas e nem por isso expressou insatisfação e desejo de sair do clube.
Mesmo com o notório desejo da permanência do ídolo corintiano, o clube estima uma economia de 6 milhões de reais até final do ano, com a saída do goleiro, entre salários e outros encargos, que o atleta receberia se permanecesse no clube.
TRAGETÓRIA DE SUCESSO
Considerado um dos maiores ídolos da história do Corinthians, Cássio atuou pelo time de Itaquera em 712 jogos, segundo jogador que mais vestiu a camisa do clube, ficando atrás apenas do lateral esquerdo Wladimir, que atuou pelo timão nas décadas de 70 e 80 em 806 oportunidades, porém é o goleiro que mais vestiu o manto alvinegro.
Foram 9 títulos com a camisa do clube da capital paulista:
Tetra campeão do Campeonato Paulista sendo tri consecutivo, em 2013, 2017, 2018 e 2019;
Bicampeão do campeonato brasileiro em 2015 e 2017;
Campeão da Recopa Sul-americana de 2013;
Campeão da Libertadores de 2012;
E seu principal título com a camisa alvinegra, campeão do Mundial de Clubes de 2012, onde fez uma partida memorável contra o poderoso Chelsea da Inglaterra. Com a vitória por 1×0 o goleiro sagrou-se campeão do tão cobiçado torneio organizado pela FIFA.
Em sua trajetória pelo Corinthians foram 712 jogos, sendo 710 como titular, 316 vitórias, 217 empates e 179 derrotas, tendo um aproveitamento de 54,54%.
Vale ressaltar que o arqueiro alvinegro ficou sem ser vazado em 291 jogos, algo muito expressivo para um goleiro com tantas atuações e disputando vários campeonatos.
Além disso o goleiro corintiano é um exímio defensor de pênalti. Com seus 1,95 metros de altura, Cássio é o maior defensor de pênaltis da história do Corinthians, um dos motivos para ter conquistado tamanha idolatria junto aos torcedores corintianos.
Ao todo foram 32 pênaltis defendidos durante os 12 anos no Corinthians, 7 deles apenas no ano de 2023, ano em que bateu seu recorde de pênaltis defendidos em uma temporada.
Títulos memoráveis, vários recordes e ‘”milagres’’ operados embaixo das traves, fez com que o camisa 12 do timão chegasse à seleção brasileira.
O Arqueiro corintiano foi convocado em 14 ocasiões, onde, com a camisa da amarelinha, conquistou a Copa América de 2019 além de ter participado da copa do mundo de 2018 na Rússia.
DESTINO SELADO
O destino de Cássio deve ser em Belo Horizonte, onde na próxima semana deve assinar com o Cruzeiro, por pelo menos três temporadas. Cássio chega para ser titular na meta Cruzeirense, comandado pelo Técnico Fernando Seabra e tem tudo para fazer uma excelente temporada pelo time mineiro.